A IMPORTANCIA DA BOLSA DE VALORES
09 Janeiro 2007
As bolsas têm a sua origem como mercado organizado em Brugge nos finais do século XIII. Nessa época, um conjunto de negociantes de mercadorias reuniram-se na casa de um senhor chamado Van der Beurse e, no ano de 1309, esta associação passaria a designar-se por “Brugse Beurse”, institucionalizando o que até então, era uma reunião informal de mercadores para transaccionarem mercadorias. O sucesso desta associação levou a que a ideia se espalhasse rapidamente na Flandres e regiões vizinhas, e em poucos anos, abririam as “Beurzen” de Gent e de Amsterdão.
Já em meados do século XIII os banqueiros venezianos começaram a transaccionar títulos de dívida do Estado, no que seria a génese dos sofisticados mercados obrigacionistas actuais.
Os holandeses foram os fundadores dos mercados accionistas, inventando as companhias de acções, permitindo aos indivíduos investirem nos negócios e participarem nos lucros e nos prejuízos destas iniciativas empresariais. A primeira empresa a ser listada em bolsa foi a Dutch East Asia, que em 1602 foi a primeira empresa a ser listada na Bolsa de Amsterdão. Na mesma bolsa de Amsterdão iniciou-se também a transacção em contínuo de acções, no início do século XVII.
Hoje em dia, todos os países desenvolvidos têm os seus mercados accionistas, sendo a bolsa americana a mais importante de todas as bolsas e determinante no desempenho de todas as restantes praças bolsistas mundiais. Os restantes mercados accionistas mais importantes são: na Ásia, o mercado japonês, sendo o índice Nikkei o mais representativo e o benchmark deste importante mercado, e na Europa, os principais mercados são o inglês e o alemão, normalmente representados pelo índices FTSE e DAX 30, respectivamente.
Ao longo dos últimos anos os países emergentes também conheceram importantes desenvolvimentos nos seus sistemas financeiros e países como o Brasil, China, India e Taiwan têm mercados bolsistas com cada vez mais peso nos mercados financeiros internacionais. Estes mercados têm-se tornado progressivamente mais apelativos ao longo dos anos, uma vez que estas economias têm sido as que apresentam as maiores taxas de crescimento e o desempenho dos seus mercados accionistas têm sido muito apelativos para os seus investidores.
0 comentários:
Postar um comentário