terça-feira, 6 de outubro de 2009

A Importância das Bolsas de Valores

A IMPORTANCIA DA BOLSA DE VALORES

09 Janeiro 2007



As bolsas têm a sua origem como mercado organizado em Brugge nos finais do século XIII. Nessa época, um conjunto de negociantes de mercadorias reuniram-se na casa de um senhor chamado Van der Beurse e, no ano de 1309, esta associação passaria a designar-se por “Brugse Beurse”, institucionalizando o que até então, era uma reunião informal de mercadores para transaccionarem mercadorias. O sucesso desta associação levou a que a ideia se espalhasse rapidamente na Flandres e regiões vizinhas, e em poucos anos, abririam as “Beurzen” de Gent e de Amsterdão.

Já em meados do século XIII os banqueiros venezianos começaram a transaccionar títulos de dívida do Estado, no que seria a génese dos sofisticados mercados obrigacionistas actuais.

Os holandeses foram os fundadores dos mercados accionistas, inventando as companhias de acções, permitindo aos indivíduos investirem nos negócios e participarem nos lucros e nos prejuízos destas iniciativas empresariais. A primeira empresa a ser listada em bolsa foi a Dutch East Asia, que em 1602 foi a primeira empresa a ser listada na Bolsa de Amsterdão. Na mesma bolsa de Amsterdão iniciou-se também a transacção em contínuo de acções, no início do século XVII.

Hoje em dia, todos os países desenvolvidos têm os seus mercados accionistas, sendo a bolsa americana a mais importante de todas as bolsas e determinante no desempenho de todas as restantes praças bolsistas mundiais. Os restantes mercados accionistas mais importantes são: na Ásia, o mercado japonês, sendo o índice Nikkei o mais representativo e o benchmark deste importante mercado, e na Europa, os principais mercados são o inglês e o alemão, normalmente representados pelo índices FTSE e DAX 30, respectivamente.

Ao longo dos últimos anos os países emergentes também conheceram importantes desenvolvimentos nos seus sistemas financeiros e países como o Brasil, China, India e Taiwan têm mercados bolsistas com cada vez mais peso nos mercados financeiros internacionais. Estes mercados têm-se tornado progressivamente mais apelativos ao longo dos anos, uma vez que estas economias têm sido as que apresentam as maiores taxas de crescimento e o desempenho dos seus mercados accionistas têm sido muito apelativos para os seus investidores.

Os mercados bolsistas são extremamente importantes para as economias, uma vez que são uma das principais formas de as empresas se financiarem e expandirem os seus negócios. Esta vantagem aparece associada à liquidez das acções das empresas que se podem comprar e vender a qualquer momento, oferencendo uma liquidez superior a outros investimentos como o imobiliário ou a arte. A evolução do mercado de acções é representativo da dinâmica de uma economia, e normalmente, mercados accionistas a subir, estão associados com o aumento do investimento empresarial e da confiança dos consumidores.

0 comentários:

Postar um comentário