quinta-feira, 27 de maio de 2010

SABEDORIA POPULAR E SENSO COMUM

SEGUE ALGUMAS FRASES E DITOS POPULARES PARA CONSULTA - SENSO COMUM

Quem tem telhado de vidro não ataca pedras no do vizinho.
A palavra vale prata. O silêncio vale ouro
Nem tudo que reluz é ouro.
Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca.
Cão que ladra não morde...
Em terra de cego quem tem um olho é rei
Barco parado, não faz viagem.
Cada cabeça sua sentença.
Cada maluco com a sua mania.
Cada um por si e Deus por todos.
Cada um puxa a brasa para a sua sardinha.
Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

Amanhã é sempre o dia mais ocupado da semana.

Ditado Espanhol

Aquela mulher tinha mais hora de cama do que urubu de vôo.

Se você cair 7 vezes, levante-te 8.

Provérbio Chinês

Temos duas orelhas e uma só boca, justamente para escutar mais e falar menos.
Fenon de Citon

Um novo ramo molda-se a qualquer curvatura que lhe seja aplicada.

Provérbio Chinês


Quem espera por sapatos de defunto toda vida anda descalço.
Adágio Popular

Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier.
Provérbio Chinês

Os olhos são a janela da alma.
Jean-Baptiste Alphonse Karr

Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.
Provérbio Persa

Se te sentares no caminho, senta-te de frente... Embora tenhas de ficar de costas para o que já percorreste.
Provérbio Chinês

Sorria para a vida! Ela também lhe sorrirá.
Adágio Popular

Quem não vive para servir, não serve para viver.
Adágio Popular

Pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota.
Provérbio Japonês

Nunca é tão fácil perder-se como quando se julga conhecer o caminho.
Provérbio Chinês

Não declares que as estrelas estão mortas só porque o céu está nublado.
Provérbio Árabe

Sorria para a vida! Ela também lhe sorrirá.
Adágio Popular

Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro.
Provérbio Indígena

A palavra vale prata. O silêncio vale ouro.
Adágio Popular

Prepara-te para o que quiseres ser.
Provérbio Alemão

Quem espera por sapatos de defunto toda vida anda descalço.
Adágio Popular

Eu que me queixava de não ter sapatos, encontrei um homem que não tinha pés.
Provérbio Chinês

Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso de uma mulher para se formar um lar.
Provérbio Chinês

A vingança é um prato que se come frio.

Um coração alegre faz tão bem quanto os remédios.
Provérbio Oriental

Pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota.
Provérbio Japonês

Você não pode impedir que os pássaros da tristeza voem sobre sua cabeça, mas pode, sim, impedir que façam um ninho em seu cabelo.
Provérbio Chinês

Há cinco degraus para se alcançar a sabedoria: calar, ouvir, lembrar, agir e estudar.
Provérbio Arabe

Se você cair 7 vezes, levante-te 8.
Provérbio Chinês

Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier.
Provérbio Chinês

Quem desdenha quer comprar.

Prepara-te para o que quiseres ser.
Provérbio Alemão

Um coração alegre faz tão bem quanto os remédios.
Provérbio Oriental

Falem bem, falem mal, mas falem de mim.

" A convivência natural do ser humano no mundo - ações e atitudes do dia-a-dia - produz um tipo de conhecimento particular e espontâneo, geralmente denominado “senso comum” ou “conhecimento vulgar”.

Essa herança cultural se manifesta tanto em relação aos comportamentos ligados à sobrevivência imediata, ao comestível ou não-comestível, ao perigo, à segurança, como em relação aos sentimentos e valores que organizam e situam o desenrolar da vivência, como o belo e o agradável, o bem e o mal, o justo e o injusto. Dificilmente conseguiríamos sobreviver se não pudéssemos extrair da nossa experiência do mundo e da vida esse grande conjunto de conhecimentos que serve de guia para as nossas ações e decisões do quotidiano, de orientador das nossas relações com os outros e de instrumento para a nossa adequação ao meio em que vivemos.
Do seio desse caudal de cultura e conhecimentos vulgares, entre outros valores, brotam os ditados populares, que, grosso modo, podem ser denominados também “filosofias populares”. A titulo de ilustração, podemos observar que as ciladas da vida podem nos pegar “com as calças na mão” se não observarmos que quem “cai n’água com o corpo quente” “vê cara e não vê coração” e não atenta para o fato de que “as aparências enganam”, corre grande risco de “adquirir gato por lebre” e dessa forma cair no “conto do vigário” e somente muito tempo depois descobrir que “chapéu de otário é marreta”.
O vasto acervo de frases feitas, interpretando metaforicamente as mais variadas experiências de vida do cotidiano, tenta explicar, mesmo que de forma empírica, a grande maioria das situações vividas e vivenciadas pelo homem.
Sobre mudanças de comportamento que podem ter sido influenciadas por outrem, a sabedoria popular apresenta as seguintes interpretações: “Diz-me com quem andas, que direi quem és”, “passarinho que se acompanha com morcego termina dormindo de cabeça para baixo”, “tal pai, tal filho”, “filho de peixe peixinho é”, “pelo santo se beija o altar”, “o hábito faz o monge”, “costume de casa vai a praça” e por aí vai...
Sobre a benevolência, a filosofia do senso comum, entre outras interpretações, afirma-se que “quem dá aos pobres empresta a Deus” - também dá adeus -, assegura ainda que devemos “praticar o bem sem ver a quem”, pois “é dando que se recebe”, e que “quem ajuda aos necessitados, Deus dá em dobro”.
Um dos setores mais ricos no mundo dos ditos populares se refere à atitude de se precaver, visto que, “macaco velho dificilmente vai meter a mão em cumbuca”, “gato escaldado tem medo de água fria”, “cachorro mordido de cobra tem medo de lingüiça”, “em rio que tem piranha jacaré nada de costas”, “mais vale um covarde vivo que um herói morto”, “é melhor prevenir que remediar”, “o prevenido morreu de velho e o desconfiado ainda é vivo”, “boa ave-maria faz quem em sua casa está em paz”, “um homem prevenido vale por dois” e “em boca fechada não entra mosca”.
Para o otimismo, é reservada também uma série de interpretações que, de alguma forma, buscam trazer conforto aos pessimistas. Exemplos: “quem espera sempre alcança”, “quem espera por Deus não cansa”, “depois da tempestade vem a bonança”, “quem não arrisca não petisca”, “os últimos serão os primeiros”, “quem corre cansa, quem anda alcança”, pois “devagar se vai ao longe” e “uma longa caminhada começa pelo primeiro passo”.
Nessa linha de interpretações contemplativas dos comportamentos e ações populares, torna-se quase impossível listar os ditados populares que fazem paralelo das situações - “casa de ferreiro, espeto de pau”, “bravo que só siri dentro da lata”, “feio que só voz de prisão”, “quem com ferro fere com ferro será ferido”, “alegria de pobre dura pouco”, mesmo porque “se ele acha um ovo é goro” e “... só vai pra frente quando leva um tropeção”, entre outros.
Para não nos alongarmos muito na interpretação das filosofias do cotidiano, ressaltamos algumas paródias desses sábios epígrafes populares, como: “há males que vêm para pior”, “pau que nasce torto mija fora da bacia”, “em terra de cego, quem tem um olho é caolho”, “os últimos serão desclassificados” e “quem não tem cachorro é melhor caçar a ponto”, mesmo porque “cobra que não anda não engole sapo”, mas as que andam muito podem ser abatidas.




0 comentários:

Postar um comentário