sexta-feira, 25 de setembro de 2015

CONTEÚDO DAS PROVAS FINAIS 3º BIMESTRE

OLÁ CARÍSSIMOS ALUNOS
Segue abaixo o conteúdo da Prova 
2º A, B, C, D, E

Liberalismo

A intervenção estatal
Aos poucos começa a se configurar a tendência intervencionista do Estado, visando a solução dos problemas sociais do trabalhador, como seguro de saúde, aposentadoria, desemprego. Isto signi­fica uma reversão das expectativas ini­ciais, quando se exigia a separação en­tre Estado e sociedade civil.
A crise de 1929, decorrente da "que­bra" da Bolsa de Nova Iorque, provo­ca sérias conseqüências econômicas em todos os países da América e da Euro­pa. As falências rompem o equilíbrio econômico, e altas taxas de inflação e desemprego aumentam as tensões so­ciais e diminuem a confiança no sistema.
Diante da crise, são diferentes as res­postas dadas pelas nações. A Itália e a Alemanha passam pelas experiências totalitárias do fascismo e do nazismo, enquanto nos Estados Unidos e Ingla­terra o governo promove rigorosos ajustes, desenvolvendo o estado do bem-estar social.
Na Inglaterra, o principal teórico da planificação estatal da economia é o fi­lósofo e economista Keynes.
Nos Estados Unidos, o presidente Roosevelt implanta o programa conhe­cido como New Deal, segundo o qual o Estado se torna o principal agente do reativamento econômico, sem no entanto sucumbir à tentação totalitária. A construção de grandes obras públicas ajuda a aumentar a taxa de emprego, são concedidos créditos para as empre­sas, além de serem adotadas inúmeras medidas assistenciais de atendimento aos trabalhadores (doença, desempre­go, invalidez, maternidade, velhice, aposentadoria).

 O neoliheralismo
A partir da década de 60 o estado do bem-estar social mostra sinais de des­gaste, seja pelas críticas à intervenção do Estado, seja porque as despesas go­vernamentais tendem a aumentar além do arrecadado, provocando a crise fis­cal do Estado e conseqüentemente o au­mento do déficit público, da inflação e da instabilidade social.

Na década de 80, os governos de Reagan nos EUA e de Margareth Thatcher na Inglaterra são indicadores des­sa reorientação neoliberal, que tende a desinvestir o Estado das funções assu­midas ao longo deste século. É por is­so que ainda se encontram no centro do debate questões como a privatização de setores tão diferentes como universida­de, prisões, serviço de aposentadoria, e também de empresas estatais que, no Brasil, por exemplo, eram até pouco tempo consideradas intocáveis, como as de refinamento de petróleo e de siderurgia.



QUESTIONÁRIO DA ATIVIDADE
Liberalismo e Neoliberalismo


1) O que foi o fórum Social Mundial? Determine os outros países que realizaram esse evento e os temas abrangidos.
O primeiro encontro aconteceu em Porto Alegra em 2001, movimento de defesa da globalização democrática com o ideário neoliberal do Fórum Econômico Mundial em Davos. Realizado na Índia ,África, Venezuela e Paquistão. Os temas são: Diversidade e Pluralismo, Garantia dos direitos humanos, Ecologia, integração entre os povos.

2) Quais os ideais do liberalismo clássico?
É o ideal do Estado não intervencionista, que deixa o mercado livre para a sua autorregulação. Trata-se do estado minimalista, de baixa intervenção, ou seja, da prevalência do livre mercado.

3) O liberalismo social foi marcado por novas medidas...releia o parágrafo e determine como foi esse processo.
Após a quebra da Bolsa de Nova York em 1929, a década de 1930 foi marcada pela depressão econômica: falências, desemprego e inflação geraram graves tensões sociais. A crise do modelo capitalista desencadeou a experiência totalitária na Alemanha e na Itália.

4) O que configurou o NEW Deal?
Nos EUA o presidente Roosevelt elaboraram um plano econômico conhecido como New Deal, que introduziu o dirigismo estatal durante a depressão de 1930. Concedeu crédito para as empresas, interveio na agricultura e adotou inúmeros procedimentos assistenciais de atendimento aos trabalhadores, bem como financiou a construção de grandes obras públicas para amenizar a alta taxa de desemprego.

5) Explique o que Norberto Bobbio chamou de paradoxos de democracia moderna.
*Necessidade crescente de os governos recorrerem a especialistas (tecnocracia); *a ampliação e a complexificação da máquina estatal (burocracia); *a existência de grandes organizações (sejam empresariais ou estatais) que impedem as condições objetivas de exercício democrático; *a predominância da sociedade de massa, que torna o individuo apático, muito distante do caráter ativo exigido pela verdadeira cidadania.

6) Como funciona a retomada do ideal neoliberal, e como essa tendência aconteceu no Brasil?
O ideal do Estado Minimalista, cuja ação restringe-se a policiamento, justiça e defesa nacional. Que implica no fortalecimento do Estado, já que pretende reduzir seus encargos. No Brasil a tendência no mesmo período confirmou-se com a privatização de instituições estatais e a  abolição da reserva de mercado..

7) Quais os laços de dependência do capitalismo de acordo com a sua expansão?
*a colonização da América do Seculo XVI ao XVIII; *o imperialismo na África e na Ásia no século XIX; *a implantação de multinacionais nos países não desenvolvidos no século XX; * os acordos com o fundo monetário internacional (FMI) com os países mais pobres, transformando-os em eternos devedores, descapitalizados para pagamento dos juros da dívida.

8) Explique a crise financeira mundial a partir de 2007.
Teve inicio em 2007, desencadeada pelo aquecimento do mercado imobiliário das agências financiadoras norte americanas, que ofereciam credito sem exigir garantias para o cumprimento das dividas, o que levou essas ações financeiras artificiais a criar um castelo de cartas, fácil de desmoronar. Governos de diversos países, com a quebra de instituições imobiliárias e agencias de seguro, precisam intervir para nacionalizar bancos e injetar fortunas na economia. Trata-se do fim da era neoliberal, o fracasso do modelo de estado mínimo.

9) O liberalismo defende o principio de laicidade, do não intervencionismo e da legalidade, procure explicar cada um desses conceitos.
Estado laico porque não se identifica com nenhuma confissão religiosa nem deseja qualquer interferência da Igreja nos assuntos políticos. Estado não-intervencionista, porque cri­tica o controle que as monarquias absolutistas exerciam sobre a economia, cuja expressão era o monopólio estatal típico do mercantilismo. Igualdade perante a Lei.

10) Qual é a defesa e o princípio da economia de mercado do liberalismo?
Defesa da propriedade privada.
Livre mercado.
Igualdade perante a Lei.
A economia de mercado supõe ainda a defesa da propriedade privada dos bens de produção e a garantia de funciona­mento da economia a partir do prin­cípio do lucro e da livre iniciativa, o que valoriza o espírito empreendedor e competitivo.

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Segue abaixo o conteúdo da Prova 
3º A, B, C


As ciências humanas

Chamamos ciências humanas aque­las que têm por objeto de estudo o pró­prio homem (psicologia, sociologia, his­tória, geografia humana, economia, an­tropologia, lingüística etc.). Com o de­senvolvimento das ciências da nature­za, desejou-se estender o rigor do mé­todo também aos assuntos referentes ao homem, assuntos estes que sempre fo­ram objeto da filosofia.
No entanto, a complexidade dos atos humanos torna muito difícil e específi­ca a abordagem científica dos fenôme­nos. Só para citar algumas dificuldades:
* o próprio homem é objeto de co­nhecimento, o que dificulta a objetivi­dade;
* mesmo nos casos em que a expe­rimentação não é impossível, nem sem­pre é fácil identificar e controlar os di­versos aspectos que influenciam os atos humanos;
* certas experiências sofrem restri­ções de caráter moral, pois não se po­de submeter o ser humano a situações perigosas para sua integridade física ou mental;
* mesmo que haja o recurso às es­tatísticas, nem sempre a matematização é possível;
* sendo um ser consciente e livre, o homem não pode ter um comporta­mento totalmente previsível.
Ora, se o ideal de cientificidade se es­tabeleceu a partir dos princípios da ex­perimentação e matematização, como ficam as aspirações de constituição das ciências humanas?
Por isso, quando surgiram as primei­ras teorias da psicologia e da sociolo­gia, elas vieram marcadas pela influên­cia positivista que pretendia reduzir as ciências humanas às ciências da natu­reza. Então, por exemplo, para os re­presentantes da psicologia experimen­tal, como Wundt e, posteriormente, Watson e Skinner, o fenômeno psíqui­co é aquele que pode ser medido e con­trolado, desprezando-se os fatos da consciência subjetiva. Da mesma ma­neira, Durkheim, ao desenvolver o mé­todo sociológico, recomendava que os fatos sociais fossem observados como coisas.
Embora essa tendência metodológi­ca — que podemos chamar de naturalista — ainda continue existindo, há também a tendência humanista que busca o método específico das ciências humanas. Nessa linha, todo comporta­mento humano existe num contexto que deve ser interpretado não necessa­riamente por leis e números, mas por uma compreensão de tipo qualitativo. Além disso, aceitam-se pressupostos não verificáveis experimentalmente, co­mo, por exemplo, a hipótese do incons­ciente proposta por Freud na psicaná­lise.
De qualquer forma, as dificuldades são inúmeras e as discussões a respei­to do método das ciências humanas ain­da estão em aberto.

QUESTIONÁRIO DA ATIVIDADE

1) Explique a nova teoria heliocêntrica em substituição a teoria geocêntrica. (pg. 365)
A nova teoria não apenas retirou a Terra do centro do Universo, mas também desintegrou uma construção estética que ordenava os espaços e hierarquiazava o “mundo superior dos céus” e o “mundo inferior e corruptível da Terra”. Galileu geometrizou o Universo, igualando todos os espaços. Ao descobrir a Via Láctea, contrapôs, a um mundo fechado e finito, a ideia de infinitude do céu.
2) O renascimento das ciências do século XVII constituiu uma evolução pensamento cientifico porque...? (pg. 365)
Mas uma verdadeira ruptura que implicou outra concepção de saber, por conta da novidade do método instituído.
3) Dentro das novas características do pensamento moderno encontramos: Antropocentrismo; Racionalismo; Saber ativo; método; explique cada um deles.(pg.365-366)
Antropocentrismo: o individuo moderno coloca a si próprio no centro dos interesses e decisões.
Racionalismo: ao critério da fé e da revelação, opõe-se o poder exclusivo da razão de discernir, distinguir e comparar; a atitude polemica perante a tradição recusa o dogmatismo.
Saber ativo: o conhecimento não parte apenas de noções e princípios, mas da própria realidade observada e submetida a experimentações;
Método: a busca do método adequado marca o ponto de partida de vários pensadores do século XVII, como Descartes, Espinosa e Francis Bacon.
4) Quais as engenhocas que Galileu dispunha para a sua produção teórica, e porque foram importantes? (pg. 366)
Plano inclinado, termômetro, luneta e relógio de água. Embora fossem engenhocas primitivas, foram suficientes para mostrar o valor da observação, o que lhe permitiu abandonar a ciência especulativa e caminhar em direção a construção de uma ciência ativa.
5) Os procedimentos de Galileu nem sempre são indutivos, muitas das vezes realizando experiências mentais. Explique as experiências mentais, e o que dá validade científica aos processos intelectuais. (pg. 367)
Imagina situações impossíveis de verificar empiricamente e tira conclusões desses raciocínios. O que dá validade científica aos processos intelectuais é que os resultados dever ser submetidos à comprovação.
6) Qual a interpretação (significado) do filósofo contemporâneo Alexandre Koyré, quando ele caracteriza a destruição do cosmo e a geometrização do espaço. (pg. 368)
Isso significa que o espaço heterogêneo dos lugares naturais tornou-se homogêneo e, despojado das qualidades, passou a ser quantitativo e, portanto, mensurável. Podemos dizer que houve uma democratização  dos espaços, pois todos tornaram-se equivalentes, nenhum  é superior ao outro. É possível admitir que as leis da física aplicam-se igualmente a todos os corpos do Universo.
7) Explique o conceito de Paradigma. (pg. 369)
Modelo padrão; conjunto de teorias, técnicas, valores de uma determinada época e que, de tempos em tempos, entram em crise.
8) Ao ser sagrado cavaleiro pelo governo inglês em 1705, Isaac Newton provocou uma revolução, por nenhum cientista havia recebido tal honraria e assim foi muito exaltado. Determine nos fatos a seguir as causas dessa honraria: (pg. 369)
a) separação entre razão e fé; A visão religiosa do mundo viu-se ameaçada pela nova ciência, na qual não havia lugar para a causalidade divina. Galileu buscava a verdade cientifica independentemente das verdades reveladas, o que não significava pregar o ateísmo, mas reconhecer que a fé não era um elemento a se considerar na ciência.
b) descentralização do cosmo; Essa subversão da ordem provocou inevitável ansiedade pela transformação da Terra em simples planeta na imensidade do espaço inifinito.
9) Conquistas feitas no século XVII, no campo teórico, e no desenvolvimento da tecnologia, justificam o interesse de muitos governos para o empenho nas pesquisas científicas, quais as cidades e países onde foi criado os locais de pesquisas? (pg. 369)
Criados observatórios em Greenwich, Páris no século XVII, academias de ciências na Itália, Inglaterra, França e Alemanha.
10) Leia o Texto Complementar: A Revolução Científica,  responda questão número 1 da página 370
Ao mesmo tempo que a ciência é a causadora (raiz) de uma transformação na maneira de pensar, também resulta  (é fruto) do movimento que já estava ocorrendo em diversos campos, representado pelo racionalismo e antropocentrismo e pela secularização da consciência.

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