OLÁ CARÍSSIMOS ALUNOS
Segue abaixo o conteúdo da Prova
2º A, B, C, D, E
Segue abaixo o conteúdo da Prova
2º A, B, C, D, E
Liberalismo
A intervenção estatal
Aos poucos começa a se configurar a tendência intervencionista do Estado, visando a solução dos problemas sociais do trabalhador, como seguro de saúde, aposentadoria, desemprego. Isto significa uma reversão das expectativas iniciais, quando se exigia a separação entre Estado e sociedade civil.
A crise de 1929, decorrente da "quebra" da Bolsa de Nova Iorque, provoca sérias conseqüências econômicas em todos os países da América e da Europa. As falências rompem o equilíbrio econômico, e altas taxas de inflação e desemprego aumentam as tensões sociais e diminuem a confiança no sistema.
Diante da crise, são diferentes as respostas dadas pelas nações. A Itália e a Alemanha passam pelas experiências totalitárias do fascismo e do nazismo, enquanto nos Estados Unidos e Inglaterra o governo promove rigorosos ajustes, desenvolvendo o estado do bem-estar social.
Na Inglaterra, o principal teórico da planificação estatal da economia é o filósofo e economista Keynes.
Nos Estados Unidos, o presidente Roosevelt implanta o programa conhecido como New Deal, segundo o qual o Estado se torna o principal agente do reativamento econômico, sem no entanto sucumbir à tentação totalitária. A construção de grandes obras públicas ajuda a aumentar a taxa de emprego, são concedidos créditos para as empresas, além de serem adotadas inúmeras medidas assistenciais de atendimento aos trabalhadores (doença, desemprego, invalidez, maternidade, velhice, aposentadoria).
O neoliheralismo
A partir da década de 60 o estado do bem-estar social mostra sinais de desgaste, seja pelas críticas à intervenção do Estado, seja porque as despesas governamentais tendem a aumentar além do arrecadado, provocando a crise fiscal do Estado e conseqüentemente o aumento do déficit público, da inflação e da instabilidade social.
Na década de 80, os governos de Reagan nos EUA e de Margareth Thatcher na Inglaterra são indicadores dessa reorientação neoliberal, que tende a desinvestir o Estado das funções assumidas ao longo deste século. É por isso que ainda se encontram no centro do debate questões como a privatização de setores tão diferentes como universidade, prisões, serviço de aposentadoria, e também de empresas estatais que, no Brasil, por exemplo, eram até pouco tempo consideradas intocáveis, como as de refinamento de petróleo e de siderurgia.
QUESTIONÁRIO DA ATIVIDADE
Liberalismo e Neoliberalismo
1) O que foi o fórum Social Mundial?
Determine os outros países que realizaram esse evento e os temas abrangidos.
O primeiro encontro aconteceu em Porto Alegra em 2001,
movimento de defesa da globalização democrática com o ideário neoliberal do
Fórum Econômico Mundial em Davos. Realizado na Índia ,África, Venezuela e
Paquistão. Os temas são: Diversidade e Pluralismo, Garantia dos direitos
humanos, Ecologia, integração entre os povos.
2) Quais os ideais do liberalismo
clássico?
É o ideal do Estado não intervencionista, que deixa o mercado
livre para a sua autorregulação. Trata-se do estado minimalista, de baixa
intervenção, ou seja, da prevalência do livre mercado.
3) O liberalismo social foi marcado por
novas medidas...releia o parágrafo e determine como foi esse processo.
Após a quebra da Bolsa de Nova York em 1929, a década de 1930
foi marcada pela depressão econômica: falências, desemprego e inflação geraram
graves tensões sociais. A crise do modelo capitalista desencadeou a experiência
totalitária na Alemanha e na Itália.
4) O que configurou o NEW Deal?
Nos EUA o presidente Roosevelt elaboraram um plano econômico
conhecido como New Deal, que introduziu o dirigismo estatal durante a depressão
de 1930. Concedeu crédito para as empresas, interveio na agricultura e adotou
inúmeros procedimentos assistenciais de atendimento aos trabalhadores, bem como
financiou a construção de grandes obras públicas para amenizar a alta taxa de
desemprego.
5) Explique o que Norberto Bobbio chamou
de paradoxos de democracia moderna.
*Necessidade crescente de os governos recorrerem a
especialistas (tecnocracia); *a ampliação e a complexificação da máquina
estatal (burocracia); *a existência de grandes organizações (sejam empresariais
ou estatais) que impedem as condições objetivas de exercício democrático; *a predominância
da sociedade de massa, que torna o individuo apático, muito distante do caráter
ativo exigido pela verdadeira cidadania.
6) Como funciona a retomada do ideal
neoliberal, e como essa tendência aconteceu no Brasil?
O ideal do Estado Minimalista, cuja ação restringe-se a
policiamento, justiça e defesa nacional. Que implica no fortalecimento do
Estado, já que pretende reduzir seus encargos. No Brasil a tendência no mesmo período
confirmou-se com a privatização de instituições estatais e a abolição da reserva de mercado..
7) Quais os laços de dependência do
capitalismo de acordo com a sua expansão?
*a colonização da América do Seculo XVI ao XVIII; *o
imperialismo na África e na Ásia no século XIX; *a implantação de
multinacionais nos países não desenvolvidos no século XX; * os acordos com o
fundo monetário internacional (FMI) com os países mais pobres, transformando-os
em eternos devedores, descapitalizados para pagamento dos juros da dívida.
8) Explique a crise financeira mundial a
partir de 2007.
Teve inicio em 2007, desencadeada pelo aquecimento do mercado
imobiliário das agências financiadoras norte americanas, que ofereciam credito
sem exigir garantias para o cumprimento das dividas, o que levou essas ações
financeiras artificiais a criar um castelo de cartas, fácil de desmoronar.
Governos de diversos países, com a quebra de instituições imobiliárias e agencias
de seguro, precisam intervir para nacionalizar bancos e injetar fortunas na
economia. Trata-se do fim da era neoliberal, o fracasso do modelo de estado mínimo.
9) O liberalismo defende o principio de
laicidade, do não intervencionismo e da legalidade, procure explicar cada um
desses conceitos.
Estado laico porque não se identifica com nenhuma
confissão religiosa nem deseja qualquer interferência da Igreja nos assuntos
políticos. Estado não-intervencionista,
porque critica o controle que as monarquias absolutistas exerciam sobre a
economia, cuja expressão era o monopólio estatal típico do mercantilismo.
Igualdade perante a Lei.
10) Qual é a defesa e o princípio da
economia de mercado do liberalismo?
Defesa
da propriedade privada.
Livre
mercado.
Igualdade
perante a Lei.
A
economia de mercado supõe ainda a defesa da propriedade privada dos bens de
produção e a garantia de funcionamento da economia a partir do princípio do
lucro e da livre iniciativa, o que valoriza o espírito empreendedor
e competitivo.
__________________________________________________________________________
================================================================
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
================================================================
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Segue abaixo o conteúdo da Prova
3º A, B, C
As ciências humanas
Chamamos ciências
humanas aquelas que têm por objeto de estudo o próprio homem (psicologia,
sociologia, história, geografia humana, economia, antropologia, lingüística
etc.). Com o desenvolvimento das ciências da natureza, desejou-se estender o
rigor do método também aos assuntos referentes ao homem, assuntos estes que
sempre foram objeto da filosofia.
No entanto, a
complexidade dos atos humanos torna muito difícil e específica a abordagem
científica dos fenômenos. Só para citar algumas dificuldades:
* o próprio homem
é objeto de conhecimento, o que dificulta a objetividade;
* mesmo nos casos
em que a experimentação não é impossível, nem sempre é fácil identificar e controlar
os diversos aspectos que influenciam os atos humanos;
* certas
experiências sofrem restrições de caráter moral, pois não se pode submeter o
ser humano a situações perigosas para sua integridade física ou mental;
* mesmo que haja
o recurso às estatísticas, nem sempre a matematização é possível;
* sendo um ser
consciente e livre, o homem não pode ter um comportamento totalmente
previsível.
Ora, se o ideal
de cientificidade se estabeleceu a partir dos princípios da experimentação e
matematização, como ficam as aspirações de constituição das ciências humanas?
Por isso, quando
surgiram as primeiras teorias da psicologia e da sociologia, elas vieram
marcadas pela influência positivista que pretendia reduzir as ciências humanas
às ciências da natureza. Então, por exemplo, para os representantes da
psicologia experimental, como Wundt e, posteriormente, Watson e Skinner, o
fenômeno psíquico é aquele que pode ser medido e controlado, desprezando-se
os fatos da consciência subjetiva. Da mesma maneira, Durkheim, ao desenvolver
o método sociológico, recomendava que os fatos sociais fossem observados como coisas.
Embora essa
tendência metodológica — que podemos chamar de naturalista — ainda continue
existindo, há também a tendência humanista que busca o método específico das
ciências humanas. Nessa linha, todo comportamento humano existe num contexto
que deve ser interpretado não necessariamente por leis e números, mas por uma
compreensão de tipo qualitativo. Além disso, aceitam-se pressupostos não
verificáveis experimentalmente, como, por exemplo, a hipótese do inconsciente
proposta por Freud na psicanálise.
De qualquer forma, as
dificuldades são inúmeras e as discussões a respeito do método das ciências
humanas ainda estão em aberto.
QUESTIONÁRIO DA ATIVIDADE
1) Explique a
nova teoria heliocêntrica em substituição a teoria geocêntrica. (pg. 365)
A nova teoria não apenas retirou a Terra do centro do
Universo, mas também desintegrou uma construção estética que ordenava os
espaços e hierarquiazava o “mundo superior dos céus” e o “mundo inferior e corruptível
da Terra”. Galileu geometrizou o Universo, igualando todos os espaços. Ao
descobrir a Via Láctea, contrapôs, a um mundo fechado e finito, a ideia de infinitude
do céu.
2) O
renascimento das ciências do século XVII constituiu uma evolução pensamento
cientifico porque...? (pg. 365)
Mas uma verdadeira ruptura que implicou outra concepção de
saber, por conta da novidade do método instituído.
3) Dentro das novas características do pensamento
moderno encontramos: Antropocentrismo;
Racionalismo; Saber ativo; método; explique cada um deles.(pg.365-366)
Antropocentrismo: o individuo moderno coloca a si próprio no
centro dos interesses e decisões.
Racionalismo: ao critério da fé e da revelação, opõe-se o
poder exclusivo da razão de discernir, distinguir e comparar; a atitude
polemica perante a tradição recusa o dogmatismo.
Saber ativo: o conhecimento não parte apenas de noções e princípios,
mas da própria realidade observada e submetida a experimentações;
Método: a busca do método adequado marca o ponto de
partida de vários pensadores do século XVII, como Descartes, Espinosa e Francis
Bacon.
4) Quais as engenhocas
que Galileu dispunha para a sua produção teórica, e porque foram importantes?
(pg. 366)
Plano inclinado, termômetro, luneta e relógio de água. Embora
fossem engenhocas primitivas, foram suficientes para mostrar o valor da
observação, o que lhe permitiu abandonar a ciência especulativa e caminhar em
direção a construção de uma ciência ativa.
5) Os
procedimentos de Galileu nem sempre são indutivos, muitas das vezes realizando
experiências mentais. Explique as experiências mentais, e o que dá validade
científica aos processos intelectuais. (pg. 367)
Imagina situações impossíveis de verificar empiricamente e
tira conclusões desses raciocínios. O que dá validade científica aos processos
intelectuais é que os resultados dever ser submetidos à comprovação.
6) Qual a
interpretação (significado) do filósofo contemporâneo Alexandre Koyré, quando
ele caracteriza a destruição do cosmo e a
geometrização do espaço. (pg. 368)
Isso significa que o espaço heterogêneo dos lugares naturais
tornou-se homogêneo e, despojado das qualidades, passou a ser quantitativo e,
portanto, mensurável. Podemos dizer que houve uma democratização dos espaços, pois todos tornaram-se
equivalentes, nenhum é superior ao
outro. É possível admitir que as leis da física aplicam-se igualmente a todos
os corpos do Universo.
7) Explique o
conceito de Paradigma. (pg. 369)
Modelo padrão; conjunto de teorias, técnicas, valores de uma
determinada época e que, de tempos em tempos, entram em crise.
8) Ao ser
sagrado cavaleiro pelo governo inglês em 1705, Isaac Newton provocou uma
revolução, por nenhum cientista havia recebido tal honraria e assim foi muito
exaltado. Determine nos fatos a seguir as causas dessa honraria: (pg. 369)
a) separação entre razão e fé; A visão
religiosa do mundo viu-se ameaçada pela nova ciência, na qual não havia lugar
para a causalidade divina. Galileu buscava a verdade cientifica independentemente
das verdades reveladas, o que não significava pregar o ateísmo, mas reconhecer
que a fé não era um elemento a se considerar na ciência.
b) descentralização do cosmo; Essa subversão da
ordem provocou inevitável ansiedade pela transformação da Terra em simples
planeta na imensidade do espaço inifinito.
9) Conquistas
feitas no século XVII, no campo teórico, e no desenvolvimento da tecnologia,
justificam o interesse de muitos governos para o empenho nas pesquisas
científicas, quais as cidades e países onde foi criado os locais de pesquisas?
(pg. 369)
Criados observatórios em Greenwich, Páris no século XVII,
academias de ciências na Itália, Inglaterra, França e Alemanha.
10) Leia o Texto Complementar: A Revolução Científica, responda questão número 1 da página 370
Ao mesmo tempo que a ciência é a
causadora (raiz) de uma transformação na maneira de pensar, também resulta (é fruto) do movimento que já estava
ocorrendo em diversos campos, representado pelo racionalismo e antropocentrismo
e pela secularização da consciência.
0 comentários:
Postar um comentário