domingo, 11 de setembro de 2011

O DETERMINISMO ( 3º A B C D )

As coisas acontecem porque têm que acontecer ou somos nós que fazemos com que aconteçam? Justifique.


Determinismo:
parte do princípio que tudo que existe tem umacausa, ou seja, a lei de causa e efeito, foi determinado por algo ou alguém. 
Exemplo: quando acreditamos que a nossa vida já esta predestinada a algo ou poralguém; 
quando consultamos horóscopos, cartas, videntes sobre o nosso futuro.

Liberdade incondicional:
a liberdade absoluta, do livre-arbítrio, onde oser humano pode escolher entre uma atitude ou não, independente dascircunstâncias. Ou se é inteiramente livre ou então não se tem liberdade.

Contexto:
Se considerarmos a situação em que se encontra um dado ser humano, porexemplo, podemos dizer que pelo fato de estar situado em determinada época, emum local, em uma dada família, contexto comunitário, possui uma história devida que o poderá tornar um ser previsível. Mas, ao mesmo tempo, temos quelevar em consideração que este ser humano possui o livre arbítrio, ou seja,tema capacidade de tomar decisões sobre o direcionamento que pretende dar a suavida, de sua comunidade e de todos que o cercam.




Vamos iniciar o debate lendo o poema de Fernando dePessoa

Liberdade
 
Ai que prazer
Não cumprir um dever.
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira sem literatura.
O rio corre bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa, de tão naturalmente matinal
Como tem tempo, não tem pressa…
Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.
Quanto melhor é quando há bruma.
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!
Grande é a poesia, a bondade e as danças…
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol que peca
Só quando, em vez de criar, seca.
E mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças,
Nem consta que tivesse biblioteca…

      Ao Final desta postagem faça o comentário abaixo seguindo as informações e relatem sua opinião, o que compreenderam sobre opoema.
     Questões que podem ser levantadas para fazer o seu comentário:
      - O que é prazer para o autor?
      - Qual o sentido de estudar?
      - Que tipo de liberdade se refere este poema deFernando de Pessoa?
      - Você concorda com o autor?  
           O que você achou do segundo video postado, como fazer uma relação entre eles o poema e o conteudo?
    
CARO ALUNO FAÇA SEU COMENTÁRIO ABAIXO
  NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR SEU 
NOME E SEU NÚMERO.


 

36 comentários:

  1. Nome : DANIELE MENEZES ROSA N°9 2°E.

    O autor Fala do prazer de vc fazer oque bem entender conforme oque vc quer memso tendo REGRAS para cumprir.Estudar por exemplo é uma regra que colocaram para vc seguir.
    ter Liberdade é Vc fazer as coisas sem ninguem para te falar oque é para ser feito e oque não é para ser feito, fazer algo por sua propria vontade.
    Cada um tem a vida que merece conforme suas escolhas, cada um faz as escolhas que quer pois somos livres para ir e vir aonde quizermos.Se vc tiver duas escolhas entre estudar e tentar ter uma vida boa, e ser bandido e ter uma vida ruim, vai de seu querer realizar alguma pois ninguem ten sua vida nas mãos so nos podemos escolher por onde queremos ir não é dever é vontade.Mas mesmo assim ninguem sabe o dia de amanha.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu comentário, faltou só dizer que o que determina a vida da pessoa é sempre causa e efeito. Tudo que você faz hoje teria um efeito no futuro. Sua nota é 9. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Nome: Patricia Santana Da Silva.
    Nº28 2ºE

    Há vários tipos de determinismo, cada um definido pelo modo como determinação e causalidade são conceitualizados.Nós seres humanos estamos sempre correndo atraz para saber tudo sobre algo.Por exemplo DE ONDE VEM, QUANDO COMEÇO. Quando o determinismo passa a ser controlado, como determinação transformação do ser humano é fato ele traçar um objetivo, para saber a onde ele qer chegar e qual reação essa determinação tera, mesmo sendo extantania ou daqi a algum tempo.

    ResponderExcluir
  4. Nome: Patricia Santana
    Nº28

    A liberdade,antigamente nao foi conqistada como direitos iguais, hoje bem controlada a liberdade de cada ser humano, vale até o ponto de cada atitude do mesmo.Eu mesma amo a Liberdade principalmente quando esta junto com a privacidade, seu momento seu espaço e sua escolha. A liberdade que no passado para ser conqistada teve uma historia dificil e intensa, hoje é aproveitada por todos Principalmente por mim. =) rs e o bom é que qem usa sua liberdade para o mal, ela passa a ter prazo de validade !

    ResponderExcluir
  5. Legal o comentário
    O que determina sua liberdade?
    Os meios para alcançá-la?
    Nota 9
    Parabéns

    ResponderExcluir
  6. gabriela n*42 2*e

    liberdade é uma coisa que vocÊ
    escolhe o que faz uma coisa boa ou uma coisa ruim e determinismo é quando uma pessoa sabe o que quer tem determinação

    ResponderExcluir
  7. Oi gabi
    Determinismo não é bem isso.
    Leia de novo o poema e veja os videos..procure responder de acordo com a proposta.

    ResponderExcluir
  8. KATHERINE SILVA DE OLIVEIRA Nº 22 2ºE

    Como o autor disse, toda causa tem um efeito, ele quis dizer que tudo que uma pessoa faz tem um resultado.
    Antigamente, as pessoas não tinham o livre arbitrio, e tinham que fazer tudo que lhe era determinado, mas com o passar do tempo, as pessoas conseguiram conquistar suas liberdades, e todos os seus direitos e deveres, com isso as pessoas são livres pra fazerem o que bem entenderem, mais sabendo que isso irá ter um resultado, seja bom ou não.
    No poema o autor expressa o que pra ele é sentir a liberdade, para ele liberdade é ter prazer em fazer as coisas que você quer, no momento que você quer, mesmo que se tenha leis para ser cumpridas, o individuo se sente livre para fazer suas escolhas, se ela escolher que quer seguir o caminho do mal sua consequencia será viver sempre escondido, ser preso e enfim acabar morto, mas se ela escolher que quer estudar, ser uma boa pessoa ela será uma pessoa que terá muitas chances de crescer na vida, pois todos nós temos que ter a consciencia que nada na vida é fácil, então temos que lutar pelo nossos objetivos de forma que não fira nem a sociedade e nem a si mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Nome:Amanda B. da Silva Nº:01 serie: 2°e

    Bom o autor fala sobre o prazer que nao só ele tem mais sim que todos temos de fazer aquilo que bem entende/quer, mais temos que sempre saber que tudo que fizermos sempre vai ter uma resposta nem sempre sera boa ira depender daquilo que nos fisermos. Temos liberdade de escolher aquilo que queremos faser, ser e etc.Todos tem liberdade de faser suas escolhas nem sempre elas sao as melhores mais nos nao podemos mudar as escolhas de ninguem. Cada um tem suas escolhas mais nos nao temos nossas vidas nas paumas de nossas maos podemos fazer uma escolha hoje mais nao sabemos se o amanha vai ser igual a hoje e que nossas escolhas vao ser as mesmas e se vai ser tudo do jeito que nos queremos que fose.
    Podemos opitar em faser varias coisas como estudar podemos opitar por estudar e nao estudar se a pessoa opitar por nao estudar ela ja pode esta planejando o futuro dela que nao sera um bom futuro, a pessoa tendo esse ato de estar escolhendo o que quer para si ja esta tendo o seu ato de liberdade.

    ResponderExcluir
  10. Muito Bom os comentários da Katherine e da Amanda, a ideia de liberdade e o determinismo ficou clara.
    Nota 9
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. THUANY DE OLIVEIRA nº34

    O autor diz no texto que hoje temos liberdade de escolhas como por exemplo: estudar, que é uma obrigação mas muitos não gostam e sabem as consequencias que isso pode causar no futuro. Antigamente as pessoas não tinha esse livre arbitrio e só cumpria o que era determinado para elas e já hoje as pessoas já podem escolher o quer para suas vidas profissional e pessoal.

    ResponderExcluir
  12. Ana Beatriz Freitas T. N°02 2°E

    O autor diz no texto que temos livre arbitrio para fazermos o que achamos certo, como o estudo, que é importante mas muitos desiste e sabe da consequencia que pode ocorrer. Pois hoje em dia as pessoas pode ser livres, mas cumprindo com suas obrigações.
    Temos liberdade de escolher aquilo que queremos faser, ser e etc.Todos tem liberdade de faser suas escolhas nem sempre elas sao as melhores mais nos nao podemos mudar as escolhas de ninguem.

    ResponderExcluir
  13. JÉSSICA AMARO RAIMUNDO N 16 2E

    No texto o autor retrata seu prazer de ter a liberdade. Ele demonstra que a liberdade é você fazer o que você quiser, no momento que você quiser, apesar de existir leis para determinar até aonde nós podemos ir.
    As pessoas podem se expressar da maneira que ela quiser, mas tudo na vida tem um efeito, ou seja, se ela plantar o bem, ela colherá o bem, mas se ela plantar o mal irá surgir o mesmo efeito. Vai da pessoa saber o que ela quer para a sua vida.
    Assim, todos podem fazer o que bem entenderem sem que não fira os direitos morais de ninguém.

    ResponderExcluir
  14. Prazer para o autor é aproveitar a liberdade sem se preocupar com as obrigações,estudar é algo indistinto para ele,é algo excluido de seu cotidiano,do seu modo de vida,ele se refere a liberdade de viver as fases boas da vida sem precisar se preocupar com nada e ninguém tirando obrigações de seu cotidiano.Mas eu na minha opinião não concordo com ele pois para mim as obrigações são algo que deve ser concluído para depois pensar em descanso,do acontrário se pararmos de cumprir nossas obrigações não evoluíriamos seriamos sempre os mesmo a cada dia.

    Nome:Cleber dos Santos Santana
    Nº07

    ResponderExcluir
  15. Alef Cardoso nº01 Série 3B26 de setembro de 2011 às 11:54

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Determinismo quando uma pessoa determina o que fazer e procura sempre executar de forma correta e harmoniosa, para que tudo possa ocorrer de forma perfeita, fazendo que tudo saia conforme planejou. Vimos então nos dois vídeos que o determinismo e o livre arbítrio pode ser executado como queremos ou traçamos.
    O autor nos mostra que podemos decidir o que queremos fazer, sendo determinado naquilo que escolhemos e temos o livre arbítrio para agir como acharmos melhor, procurando seguir o caminho e que escolhemos mas tendo que agir de forma determinante e com as decisões que teremos de tomar.

    ResponderExcluir
  17. Brenndha M Batista N°4 2°E.26 de setembro de 2011 às 23:34

    Determinismo quando uma pessoa determina o que fazer e procura sempre executar de forma correta e harmoniosa, para que tudo possa ocorrer de forma perfeita, fazendo que tudo saia conforme planejou. Vimos então nos dois vídeos que o determinismo e o livre arbítrio pode ser executado como queremos ou traçamos.
    O autor nos mostra que podemos decidir o que queremos fazer, sendo determinado naquilo que escolhemos e temos o livre arbítrio para agir como acharmos melhor, procurando seguir o caminho e que escolhemos mas tendo que agir de forma determinante e com as decisões que teremos de tomar.

    ResponderExcluir
  18. Elaine Rocha n°10 2ºE
    O Autor quis nos mostrar a satisfaçao que ele tem em falar da liberdade...Prazer para ele é saber que a liberdade hoje existe que todos temos o direito de ir e vir,falar e nos expressar da forma que queremos mais sabemos q tera um efeito.O sentido de estudar é colher informaçoes e repassa-las para os outros.O autor se refere a liberdade de ir e vir que todos nos temos hoje em dia.Eu concordo com o autor poq no passado as pessoas eram manipuladas por seus superiores e hoje somos livres.

    ResponderExcluir
  19. o autor diz q o maior praser dele e a liberdade,o sentido da palavra estudar e q nao e tao emportante para ele,a liberdade para ele e a q todos nos temos de faser oq pençar oq quiser na hora e dia q quisermos,a diferencia e q no poema ele dis q todos temos liberdade para tudo e no vidio acima nao tem liberdade para muitas coisas a própria frase ja dis"se corre o bixo pega e se fica o bixo come"

    ResponderExcluir
  20. Victor da Cunha Mendes - No. 41 - 3B

    O autor diz a satisfação que temos de sermos livres, pela minha visão, escola e livros são pequenos "passa-tempos".
    Hoje em dia fazemos o que bem entendemos, desde que nÀo faço nenhum mal ao próximo.
    E cita um grande exemplo, Jesus, que não estudou finanças e não tinha biblioteca, é e foi essa grande pessoa.

    ResponderExcluir
  21. Leticia Souza 3ºA nº31


    Para o autor prazer é poder fazer o que quiser por mais que as regras não sejam o que você deseja. Estudar e bom para adquirir conhecimento para uma profissão por exemplo, mas segundo o autor estudar é nada em relação aos conhecimentos que se obtem vivendo. O poema de Fernando Pessoa se refere a liberdade incondicional aquele de fazer o que se quer quando e como quiser. Eu concordo que fazer as coisas fora das regras impostas pela sociedade as vezes e muito bom, porém é preciso seguir as regras de vez em quando.

    ResponderExcluir
  22. Leticia Souza 3ºA nº31
    Jennifer Alves 3ºA n°28


    Para o autor prazer é poder fazer o que quiser por mais que as regras não sejam o que você deseja. Estudar e bom para adquirir conhecimento para uma profissão por exemplo, mas segundo o autor estudar é nada em relação aos conhecimentos que se obtem vivendo. O poema de Fernando Pessoa se refere a liberdade incondicional aquele de fazer o que se quer quando e como quiser. Eu concordo que fazer as coisas fora das regras impostas pela sociedade as vezes e muito bom, porém é preciso seguir as regras de vez em quando.

    ResponderExcluir
  23. Douglas lopes feat Allan Cristian 3 A26 de outubro de 2011 às 10:09

    O auto é um tremendo folgado, não quer saber de nada mais que sabe de alguma coisa, além disso diz que Jesus não estudou mais que foi um grande homem mesmo assim.

    ResponderExcluir
  24. Chayene Cristina nº 11
    Juliana Oliveira n°30
    - 3ºA



    O autor nos mostra,que toda causa tem um efeito, ele quis dizer que tudo que uma pessoa faz tem um resultado.
    Antigamente, pessoas conseguiram conquistar suas liberdades, porque elas não tinham o livre arbitrio, e tinham que fazer tudo que lhe era determinado, e todos os seus direitos e deveres, com isso as pessoas são livres pra fazerem o que querem, mais sabendo que isso irá ter um resultado, seja um resultado positivo ou não.
    Já no poema o autor expressa que para ele liberdade é ter prazer em fazer as coisas que você quer, mesmo que se tenha leis para ser cumpridas, , mas se ela escolher que quer , ser uma boa pessoa ela será uma pessoa que terá muitas chances de crescer na vida, pois sabemos que a vida é difícil , devemos correr atrás de nossos objetivos de forma que não prejudique a sociedade , muito menos a si mesma.

    ResponderExcluir
  25. Euller Cardoso Teixeira N°48 3°A
    luiz paulo lima nº49

    O autor diz que ter um livro é uma satisfação para ler estudar é uma algo que não existe , a poesia , a bondade ,e as danças ;No meu ver eu não concordo cada um tem sua maneira de ver pois muitos não estão nem ai para saber o que é liberdade , mais liberdade é tudo...

    ResponderExcluir
  26. Viviane Alves da Silva nº40 -
    3ªB

    Assim como o autor fala toda causa tem um efeito, ou seja que tudo que uma pessoa faz terá um resultado.Antes as pessoas não tinham livre arbítrio, tinham que fazer tudo que lhe era determinado, com o passar do tempo,as pessoas conseguiram conquistar sua liberdade, assim com todos os seus direitos e deveres, com isso as nós seres Humanos somos livres para fazer o que quisermos como bem entendemos, sabendo-se que isso terá um resultado sendo bom ou não. Segundo o poema o autor expressa o que é para si sentir liberdade, para o mesmo liberdade é ter prazer em fazer as coisas que você quer, no momento que quer, mesmo tendo as leis que estão para ser cumpridas, o individuo se sente livre para fazer as suas escolhas, escolhendo o caminho mal ou seja o ERRADO ela terá as suas conseqüências e pagara com seu ato como por exemplo matou, roubou vai ser preso indeterminado o tempo que for, mais já se ela escolher o caminho bom ela terá muitas chances de crescer na vida como por exemplo estudar, trabalhar dignamente...Tudo o que fazemos tem suas conseqüências como dito, na vida nada é fácil “entregue de bandeja” então temos que lutar pelos nossos objetivos sendo de uma forma que não fira a sociedade e nem a si mesmo!

    ResponderExcluir
  27. Damaris Lemos nº12 3ºA
    para o autor..
    ..o prazer é ter "livre arbitro" de fazer suas obrigações, mesmo sendo importante, como o dever de estudar..
    ..esse poema mostra a liberdade de opinião,no qual, cada um pode escolher o que deve ser feito..
    ..mesmo assim continuam numa rotina sem fim,pois as pessoas são influênciadas pelas outras que fazem seus deveres e a cada dia uma nova obrigação aparece e é assim que o mundo fica.Quem tem o poder controla o resto..
    ..em parte concordo com o autor,mas o modo com que nós vivemos,sendo controlados por lei e deveres ,não dá para ser mudado ,já estamos acostumados com eles..não é possivel parar de estudar e fazer os nossos deveres.

    ResponderExcluir
  28. Fernanda Alves Costa n°40 3°C

    Para o autor prazer é poder fazer o que quiser por mais que as regras não sejam o que você deseja.
    Ter liberdade é você fazer as coisas sem ninguém para te falar o que é para ser feito e o que não é para ser feito, fazer algo por sua própria vontade.
    As escolhas são suas, o que determina a vida da pessoa é sempre causa e efeito. Tudo que você faz hoje teria um efeito no futuro.

    ResponderExcluir
  29. Ana Ester n°05 3°A
    Aline Baldenebro n°02 3°A

    O autor diz que toda causa tem um efeito, ele quer dizer que tudo que uma pessoa faz tem um resultado futuro,diz também sobre o prazer das pessoas tem em fazer aquilo que bem entendem .antigamente não existia o livre arbítrio entre as pessoas, elas tinham que fazer tudo que lhe era determinado, mas com o passar do tempo, as pessoas conseguiram conquistar suas liberdades, e todos os seus direitos e deveres.hoje as pessoas são livres para fazerem o que bem entendem,mas já sabem que isso terá um resultado bom ou não no .o autor expressa no poema uqe para ele liberdade é ter prazer em fazer as coisas que quer,no momento em que quiser,mesmo tendo leis a serem cumpridas, o individuo se sente livre para fazer suas escolhas.se o indivíduo seguir o caminho do mal escolher conseqüência será viver sempre escondido, ser preso e acabar morto, mas se o indivíduo escolher que quer estudar, ser uma boa pessoa terá muitas chances de crescer na vida, pois todos temos que ter a consciência que nada na vida é fácil, então temos que lutar pelo nossos objetivos de forma que não fira nem a sociedade e nem a si mesmo.o estudo tem uma ótima importância em nossas vida, porque podemos saber como será o nosso futuro, irá ajudar crescer na vida e muitas chances para conquista seus sonhos.

    ResponderExcluir
  30. Nome:Caio Guimarâes Sá Silva
    N°:10
    Série:3°A

    Seria o autor não cumprir os seus afazeres,deixar tudo para depois.Para ele estudar não significava nada,era apenas um mero hobby.Liberdade de escolha,você tem duas escolhas para fazer entre o sim ou não,
    o fácil ou difícil,o bem ou o mal,etc.Não.Pois apesar de as pessoas terem liberdade de escolha,elas tem que aproveitar o
    momento em que tem algo enão desperdiçarem tempo,fazer a sua escolha,serem decididas.A relação seria que os dois dão uma livre escolha entre dois caminhos,você estar predestinado
    a fazer sua escolha

    ResponderExcluir
  31. Nome: Felipe Stofel Nº:09 Série:3D
    O prazer do autor é ter a liberdade, de ser livre de ter um livro para ler, estudar e etc.
    O sentido de estuda é você adquirir o conhecimento de saber, para você ter um futuro excelente.
    O autor retrata que nós temos a liberdade de fazer o que nos qeremos, que o nosso pensamento quer, somos livres para fazer o que bem queremos.
    Eu não gostei muito desse poema, quando ela fala de "Jesus não sabia nada da finanças", Jesus ele sabe de tudo, ele que decide que horas o sol se poe, o horario a lua se poe, enfim, Jesus quando criou o mundo ja sabia te tudo o que ia fazer.
    A relação é võcê saber o quê você quer ser da vida, qual caminho você quer andar, por isso temos que estudar para ser uma pessoa bem-seuceida, e quando vermos que tudo valeu a pena estudar.

    ResponderExcluir
  32. Regina Serafim nº 40 3ºA
    Edna Pereira nº 16

    ..não cumprir o dever,como ter um belo livro mais não ler-lo..
    ..estudar é nada..
    ..Ele tem deveres para ser feito,mais não quer fazer-los..
    ..Em parte,pois mesmo que não queremos fazer temos que obedecer e cumprir com nossos deveres.

    ResponderExcluir
  33. Selita Barbosa de Almeida nº:41 3ºA
    Wellington Henrique Teixeira nº33 3ºC
    As coisas só ocorrem através de nossas escolhas não ocorre tudo por acaso ou por nada, nada vem do nada.
    O prazer em que o autor se refere é de ter a liberdade de fazer o que quer e o que bem entender, ou seja, é ter o livre arbítrio pelo qual foi deixado por DEUS.

    ResponderExcluir
  34. Jackson n° 17 3°C
    Islan n°15 3°C
    Determinismo é a doutrina que afirma serem todos os acontecimentos - inclusive vontades e escolhas humanas causados por acontecimentos anteriores. Segue-se que o ser humano seria destituído de liberdade de decidir e de influir nos fenômenos em que toma parte. A chuva e o raio não surgem por acaso; a semente não germina sem razão, etc.; há sempre acontecimentos prévios que preparam outros: chove porque houve primeira evaporação, depois resfriamento e condensação do vapor; e assim por diante. Os mundos físicos e biológicos são, pois, regidos pelo determinismo. O nível mental, também vigora o mesmo princípio, pois, os pensamentos têm uma causa, assim como as nossas ações pensamentos e ambos estão relacionados traços de caráter e experiências caracterizam a personalidade.
    A liberdade de decidir e agir antes da ação ser executada. Você e o que você faz, o que você quer ser. Podemos fazer o que quisermos, mas mesmo assim vivemos manipulado pelas leis do governo, vivemos do modo que queremos e descobrimos o que queremos ser vivendo, temos livre arbítrio e temos o direito de ir e vim, mas não podemos descumprir as leis porque seremos punidos.

    ResponderExcluir
  35. Nome: Jacqueline Machado Sampaio 3°C n° 18

    Pelo o que eu entendi, determinismo é algo que já esta predestinado a acontecer, o efeito de uma causa anterior, onde muitas pessoas investem e acreditam, que seus destinos já estão predestinados e que existem meios como horóscopos, videntes ou algo do tipo, q possui o ''dom'', de prever o futuro. Creio que são fatores das quais não existem resposta concreta. Cada um tem sua opinião e acredita naquilo que convém, vejo a ideia do livre-arbítrio como um paradoxo, do qual sei que tenho escolha das quais posso tomar, mais por causa de certas leis ou pessoas ao redor, me direciono a fazer escolhas das quais me sinto obrigada. Nosso mundo, vive na ideia de que pode fazer o que bem entendem, mais mesmo assim ficamos expostos a coisas que não podemos fazer, ou não deveríamos.
    Na relação do poema com o vídeo é que, podemos escolher entre o fazer e não fazer, mais ainda sim, isso não impede que no futuro aconteça algo indesejado.

    ResponderExcluir
  36. Nome: Jacqueline Rissi n°:25 3°A

    O Prazer pro autor é fazer aquilo aquilo que se quer mesmo que as regras não sejam como ele deseje. O estudo é muito bom pois a partir dele você pode obter uma profissão por exemplo, passar em vestibulares, em provas, mas para o autor nada melhor que aprender vivendo. O poema de Fernando pessoa se refere a liberdade incondicional aquela que se faz oque quer e quando quer, concordo em partes fazer aquilo que você quer é sempre bom, mas precisamos ter consciência que as vezes temos que seguir tais regras que a sociedade nos impõe.

    ResponderExcluir