1) O que é a Bovespa/Ibovespa?
A Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa era a bolsa oficial do Brasil, até iniciar um processo de fusão com a BM&F que culminou na criação de uma nova instituição, denominada BM&FBovespa no dia 8 de maio de 2008. Sua sede localiza-se no centro da cidade de São Paulo e seu principal índice econômico é o IBOVESPA.
No ano 2000, as bolsas de valores de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas-Espírito Santo-Brasília, do Extremo Sul, de Santos, daBahia-Sergipe-Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba, do Paraná e a Bolsa Regional foram integradas. Desde então a Bovespa passou a concentrar toda a negociação de ações do Brasil, e as bolsas regionais mantiveram as atividades de desenvolvimento do mercado e de prestação de serviços às suas praças locais.
2) O que são as ações financeiras?
Uma empresa tem seu capital social dividido em pequenas parcelas chamadas Ações (também chamadas simplesmente de "Papéis"), que seria uma unidade de títulos emitidos por sociedades anônimas. Quando as ações são emitidas por companhias abertas ou assemelhadas, são negociados em bolsa de valores ou no mercado de balcão.
As ações representam a menor fração do capital social de uma empresa, ou seja, é o resultado da divisão do capital social em partes iguais, sendo o capital social o investimento dos donos na empresa, ou seja, o patrimônio da empresa, esse dinheiro compra máquinas, paga funcionários etc. O capital social, assim, é a própria empresa.
“A companhia aberta é a instituição mais democrática do mundo: não importam raça, sexo, religião ounacionalidade, qualquer um pode tornar-se sócio de uma empresa de capital aberto, por meio da compra de ações. "É um exemplo da verdadeira igualdade de oportunidade". - Peter Lynch, famoso gestor de fundos nosEstados Unidos”.
Segundo a economia, Taxa de juro é o chamado custo do dinheiro, o que é cobrado para emprestá-lo, basicamente. A taxa de juros básica de uma economia é fixada pelo Banco Central do país, através de títulos do Governo (e não através de decretos, por exemplo).
Essa taxa, entretanto, difere da taxa de juros corrente nos bancos e financiadoras, por exemplo.
Baixar muito as taxas de juros pode provocar, dependendo da situação do país, inflação. Grosso modo, a redução das taxas provoca um aumento do consumo, já que fica mais fácil financiar bens. Assim, se um país não está preparado para esse aumento de demanda, os bens podem escassear e provocar um aumento de preços. Em Economia, uma regra básica é: quanto mais difícil de encontrar um produto, mais seu preço tende a subir.
A taxa de juros é função da oferta de moeda em relação à demanda, que é controlada pelo governo através da emissão de títulos. O governo, ao vender títulos aumenta a oferta de títulos no mercado, diminuindo o preço destes, o que acaba por aumentar a demanda por esses títulos que, ao serem vendidos, retiram moeda da economia, aumentando a taxa de juros. De forma inversa, ao comprar títulos o governo diminui a oferta de títulos no mercado e eleva o preço destes, aumentando a oferta de moeda na economia e por conseqüência baixando a taxa de juros. O aumento da taxa de juros ou a queda da taxa de juros tem impacto na economia na medida em que interfere na expectativa de lucro dos empresários através da demanda agregada.
- § North American Securities Dealers Automated Quotation System (NASDAQ)
- § Euronext Lisbon (PSI20)
- § Bombay Stock Exchange Limited (BSE)
- § New York Stock Exchange (NYSE)
- § Bolsa de Valores Minas - Espírito Santo - Brasília (Bovmesb)
- § Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA)
- § London Stock Exchange (LSE)
- § Frankfurter Wertpapierbörse (Frankfurt Stock Exchange) (FWB)
- § Hong Kong Exchanges and Clearing (HKEx)
- § Shangai Stock Exchange (SSE)
- § Bolsa de Valores da Argentina (Merval)
- § Bolsa de Valores de Tóquio (TSE)
- § Bermuda Stock Exchange (BSX)
- § Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ) (extinta)
- § Bolsa de Valores da Colombia (BVC)
O risco-país é um conceito econômico-financeiro que diz respeito à possibilidade de que mudanças no ambiente de negócios de um determinado país impactue negativamente o valor dosativos de indivíduos ou empresas estrangeiras naquele país, bem como os lucros ou dividendos que esperam obter dos investimentos que lá fizeram. No Brasil, este conceito amplo é frequentemente confundido com o Emerging Markets Bond Index (Índice de Títulos de Mercados Emergentes) ou EMBI+), calculado pela JPMorgan.
Fonte: Wikipedia
0 comentários:
Postar um comentário