Atividade de Filosofia - Mitologia e Pré-Socráticos


Leia esse texto e procure no quadro o lado as 40 palavras destacadas, selecione as palavras de caneta azul. Esse texto será a base para a outra atividade.

Do Caos aos Pré-Socráticos

Ao começar a aprender filosofia a impressão que se tem dela é que uma das coisas que marcam esse conhecimento é que amar a sabedoria é função e ordem do saber, a partir daí passamos a identificar que a filosofia é a compreensão do universo e está expressa em vários momentos, é a partir daí que começamos a compreender através de cada função histórica como surge a ordem de pensamento.
A mitologia grega é à base de muitas aventuras e epopéias fantásticas que se tornaram verdadeiros mitos gregos, é mais uma forma de explicar as origens e as ideias da ordem do mundo, que deuses e heróis são responsáveis na tentativa de explicar fenômenos naturais, que para sanar seus questionamentos, os gregos consultavam os oráculos. A transmissão de respostas era feita por sacerdotisas conhecidas como pitonisas. Um oráculo bastante famoso foi o de Delfos, do deus Apolo.
Assim quando falamos das lendas, deuses e semideuses, entendemos que é uma religião praticada na Grécia antiga, que esses quase humanos em aparências são imunes a feridas e ao tempo, que a sua personalidade dita a e sua forma física são partes da visão do mundo. A genealogia dos deuses (as primeiras ordens do mundo), é explicar que do Caos surgem desdobramentos, Erebus e Nix nascem do amor de Eros e o inicio da ordem da criação da terra tem Urano como seu esposo, assim surgem os Titãs, Ciclopes e Hecatonquiros
Ao explicar o mito grego e entender o lógos, a história tenta nos convencer de alguma forma e falar do panteão dos deuses é falar que eram associados aos aspectos da vida humana. Afrodite é a deusa do amor; Ares deus da guerra e Hades o deus dos mortos. Nessa tentativa de personificar o mundo cada divindade, cada entidade da mitologia representa bem mais que seres transcendentes, algumas deidades como Apolo, Dionísio revelam uma complexidade, Hélios o (sol). Assim templos dedicados aos deuses, locais de encontro dessas divindades, sendo o Olimpo grego morada dos deuses, a maioria das cidades adoravam os deuses maiores com rituais peculiares e tinham para estes lendas igualmente próprias.
Quando não mais esse universo mitológico responde sobre o cosmos, esse mundo ordenado, cosmogonia é uma tendência de responder através da genealogia de deuses e fazer uma personificação dos elementos como água, fogo, terra e ar, de relações sexuais entre eles para explicar a origem de todas as coisas a ordem do mundo.
O que temos a partir de agora é uma nova tentativa de responder essa ordem primordial esse princípio através das cosmologias, ver que as intervenções externas e que o princípio ou princípios geradores e diferenciadores, a arché dos seres não são personalizados, já não são deuses, titãs “pessoas” e sim forças impessoais, naturais, a água de Tales de Mileto, o apeíron de Anaximandro que é indeterminado e infinito, aquilo que é Ar para Anaxímenes uma substância, pneuma apeíron, e por fim aquilo que Pitágoras diz que os números são a ordem de tudo, a perfeição da realidade, são as novas ideias do surgimento do universo, assim os pré-socráticos surgem para responder ao mundo como a natureza, a physis. São essas as questões pertinentes para a origem de um pensamento filosófico, numa perspectiva nova dentro do universo grego da sabedoria.

Texto Professor Alan Aparecido Gonçalves






2 comentários:

  1. professor achar as respostas desse carai ta impossivel na moral se lasca prefiro fazer 100 questoes de matematica com baskara e os carai a 4

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  2. O professor da pra vc responder ou não

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