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Do Caos aos Pré-Socráticos
Ao começar a aprender filosofia a impressão que se tem dela é que uma das coisas que marcam esse conhecimento é que amar a sabedoria é função e ordem do saber, a partir daí passamos a identificar que a filosofia é a compreensão do universo e está expressa em vários momentos, é a partir daí que começamos a compreender através de cada função histórica como surge a ordem de pensamento.
A mitologia grega é à base de muitas aventuras e epopéias fantásticas que se tornaram verdadeiros mitos gregos, é mais uma forma de explicar as origens e as ideias da ordem do mundo, que deuses e heróis são responsáveis na tentativa de explicar fenômenos naturais, que para sanar seus questionamentos, os gregos consultavam os oráculos. A transmissão de respostas era feita por sacerdotisas conhecidas como pitonisas. Um oráculo bastante famoso foi o de Delfos, do deus Apolo.
Assim quando falamos das lendas, deuses e semideuses, entendemos que é uma religião praticada na Grécia antiga, que esses quase humanos em aparências são imunes a feridas e ao tempo, que a sua personalidade dita a e sua forma física são partes da visão do mundo. A genealogia dos deuses (as primeiras ordens do mundo), é explicar que do Caos surgem desdobramentos, Erebus e Nix nascem do amor de Eros e o inicio da ordem da criação da terra tem Urano como seu esposo, assim surgem os Titãs, Ciclopes e Hecatonquiros.
Ao explicar o mito grego e entender o lógos, a história tenta nos convencer de alguma forma e falar do panteão dos deuses é falar que eram associados aos aspectos da vida humana. Afrodite é a deusa do amor; Ares deus da guerra e Hades o deus dos mortos. Nessa tentativa de personificar o mundo cada divindade, cada entidade da mitologia representa bem mais que seres transcendentes, algumas deidades como Apolo, Dionísio revelam uma complexidade, Hélios o (sol). Assim templos dedicados aos deuses, locais de encontro dessas divindades, sendo o Olimpo grego morada dos deuses, a maioria das cidades adoravam os deuses maiores com rituais peculiares e tinham para estes lendas igualmente próprias.
Quando não mais esse universo mitológico responde sobre o cosmos, esse mundo ordenado, cosmogonia é uma tendência de responder através da genealogia de deuses e fazer uma personificação dos elementos como água, fogo, terra e ar, de relações sexuais entre eles para explicar a origem de todas as coisas a ordem do mundo.
O que temos a partir de agora é uma nova tentativa de responder essa ordem primordial esse princípio através das cosmologias, ver que as intervenções externas e que o princípio ou princípios geradores e diferenciadores, a arché dos seres não são personalizados, já não são deuses, titãs “pessoas” e sim forças impessoais, naturais, a água de Tales de Mileto, o apeíron de Anaximandro que é indeterminado e infinito, aquilo que é Ar para Anaxímenes uma substância, pneuma apeíron, e por fim aquilo que Pitágoras diz que os números são a ordem de tudo, a perfeição da realidade, são as novas ideias do surgimento do universo, assim os pré-socráticos surgem para responder ao mundo como a natureza, a physis. São essas as questões pertinentes para a origem de um pensamento filosófico, numa perspectiva nova dentro do universo grego da sabedoria.
Texto Professor Alan Aparecido Gonçalves
professor achar as respostas desse carai ta impossivel na moral se lasca prefiro fazer 100 questoes de matematica com baskara e os carai a 4
ResponderExcluirO professor da pra vc responder ou não
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