quarta-feira, 29 de maio de 2019

Gabarito Atividade (TERRA A BASE PARA A CONDIÇÃO HUMANA - 3º A,B,C IRACEMA - 1ºA,B, 2ºB,C, 3ºA,B,C JORGE AMARAL


Terra: a base da condição humana

Neste texto, escrito no final da década de 1-950, a filósofa Hannah Arendt (1906-1975) reflete sobre
o vínculo entre o ser humano e a Terra, salientando a necessidade de pensarmos sobre os rumos que queremos dar ao desenvolvimento do conhecimento científico.

                 "Em 1957, um objeto terrestre, feito pela mão do homem, foi lançado ao Universo, onde durante algumas semanas girou em torno da Terra segundo as mesmas leis de gravitação que governam o movimento dos corpos celestes - o Sol, a Lua e as estrelas. É verdade que o satélite artificial não era nem Lua nem estrela; não era um corpo celeste que pudesse prosseguir em sua órbita circular por um período de tempo que para nós, mortais limitados ao tempo da Terra, durasse uma eternidade. Ainda assim, pôde permanecer nos céus durante ,algum tempo; e lá ficou, movendo-se no convívio dos astros como se estes o houvessem provisoriamente admitido em sua sublime companhia. [...]
                   O curioso, porém, é que essa alegria não foi triunfal; o que encheu o coração dos homens que, agora, ao erguer os olhos para os céus, podiam contemplar uma de suas obras, não foi orgulho nem assombro ante a enormidade da força e da proficiência humanas. A reação imediata, expressa espontaneamente, foi alívio ante o primeiro 'passo para libertar o homem de sua prisão na Terra'. [...] Há já algum tempo este tipo de sentimento vem--se tornando comum; e mostra que, em toda parte, os homens não tardam a adaptar-se às descobertas da ciência e aos feitos da técnica, mas, ao contrário, estão décadas à sua frente. Neste caso, como outros, a ciência apenas realizou e afirmou aquilo que os homens haviam antecipado em sonhos - sonhos que não eram loucos nem ociosos. [...].
                 A Terra é a própria quintessência da condição humana e, ao que sabemos,  sua natureza pode ser singular no Universo, a única capaz de oferecer aos seres humanos um habitat no qual eles podem mover-se e respirar sem esforço e artificio. O mundo - artificio humano - separa a existência do homem de todo ambiente meramente animal; mas a vida, em si, permanece fora desse mundo artificial, e através da vida o homem permanece ligado a todos os outros organismos vivos. Recentemente, a ciência vem-se esforçando por tornar 'artificial' a própria vida, por cortar o ultimo laço que faz do próprio homem um filho da natureza. O mesmo desejo de fugir da prisão terrena manifesta-se na tentativa de criar a vida de proveta, no desejo de misturar, 'sob o microscópio, o plasma seminal congelado de pessoas comprovadamente capazes a fim de produzir seres humanos superiores' é alterar-lhes o tamanho, a forma e a função'; e talvez o desejo de fugir à condição humana esteja presente na esperança de prolongar a duração da vida humana para além do limite dos cem anos.
               Esse homem futuro, que segundo os cientistas será produzido em menos de um século, parece motivado por uma rebelião contra a existência humana tal como nos foi dada - um dom gratuito vindo do nada (secularmente falando), que ele deseja trocar, por assim dizer, por algo produzido por ele mesmo. Não há razão para duvidar de que sejamos capazes de realizar essa troca, tal como não há motivo para duvidar de nossa atual capacidade de destruir toda a vida orgânica da Terra. A questão é apenas se desejamos usar nessa direção nosso novo conhecimento científico e técnico - e esta questão não pode ser resolvida por meios científicos: é uma questão política de primeira grandeza, e, portanto, não deve ser decidida por cientistas profissionais nem por políticos profissionais."

ARENDT, Hannah. Á condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. p. 9-10.




Gabarito da Atividade

1) a) Uma das possibilidades de resposta é esta: a afirmação de que "os humanos estão décadas à frente das descobertas científicas e dos feitos técnicos" expressa a ideia do texto de que colocar em órbita um satélite artificial no final da década de 1-950 foi o primeiro passo para a realização do desejo humano de ultrapassar as fronteiras do planeta Terra e conhecer o espaço. Esse desejo foi expresso muito antes não obras de ficção científica. Outra possibilidade de explicação para a afirmação é a de que a ciência é impulsionada pelos sonhos humanos. No caso, o desejo de saber o que há além do nosso planeta impulsionou as pesquisas que levaram ao desenvolvimento do primeiro satélite artificial e à sua colocação em órbita (e muito mais depois). Esse princípio seria aplicável a muitas descobertas cientificas e ao desenvolvimento de novas tecnologias: "Neste caso, e como outros, a ciência apenas realizou e afirmou aquilo que os homens haviam antecipado em sonhos".
Certamente, ou outras explicações serão apresentadas pelos alunos. Em todos os casos o que se deve avaliar são a coerência com o texto e a clareza dos argumentos.

b) Segundo o texto, há muito tempo, o ser humano procura fugir de sua e condição natural. Isso pode ser verificado em sua tentativa insistente de se separar do mundo animal, de buscar de maneira artificial a geração ou o prolongamento da vida e de criar condições de se libertar da Terra: " [. . .] a ciência vem-se esforçando por tornar 'artificial' a própria vida, por cortar o último aço que faz do próprio homem um filho da natureza. O mesmo desejo de fugir da prisão terrena manifesta-se na tentativa de criar a vida de proveta, no desejo de misturar, sob o microscópio, o plasma seminal congelado de pessoas comprovadamente capazes a fim de produzir seres humanos superiores' e 'alterar(-lhes) o tamanha, a forma e a função'; e talvez o desejo de fugir à condição humana esta presente na esperança de prolongar a duração da vida humana para além do limite dos cem anos".


2) A Terra, no sentido de natureza, pode ser compreendida como prisão ou como fundamento de nossa condição. Por um lado, a Terra é o fundamento da natureza humana. Somos animais mamíferos terrestres e nossas possibilidades decorrem desse fato. Se somos como somos em grande parte devemos isso à natureza, que possibilitou nosso desenvolvimento, mês também nossas limitações. Por outro lado, somos animais que produzem artifícios (cultura), que interferem na Terra e na natureza humana. Podemos modificar a natureza externa e a nossa. Isso nos dá certo poder. A questão é avaliar se estamos dispostos a usar esse poder para mudar radicalmente nossa condição.


3) Espera-se que o aluno perceba que o texto foi escrito no final da década de 1950, e de lá para cá o desenvolvimento científico e a intervenção tecnológica na sociedade e sobre a natureza aumentaram".  O avanço das ciências medicas e biológicas e o desenvolvimento da engenharia genética, entre outros fatores, estão abrindo possibilidades de mudanças radicais na Terra e no ser humano. Para alguns estudiosos, tai situação implicará tamanha transformação que será necessário rediscutir o conceito de natureza humana; para outros, o ser humano saberá utilizar para o seu bem o avanço científico, preservando suas características. Na atividade de debate, além da coerência dos argumentos, pode-se avaliar a postura dos alunos diante das opiniões dos colegas. Espera-se que os colegas sejam ouvidos com respeito e empatia e quê as diferentes opiniões sejam consideradas, admitindo-se a possibilidade de mudar de ideia diante de bons argumentos.



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