Tabu
De modo geral, pode-se definir tabu como qualquer assunto ou comportamento inaceitável ou proibido em uma determinada sociedade.Um tabu é um assunto cuja discussão costuma ser evitada pela população em geral, devido à diversas razões: seja porque este seria alvo de opiniões contraditórias; porque trata-se de um assunto que interfere com a sensibilidade das pessoas; porque seja uma pauta polêmica capaz interferir com a moral e bons costumes da sociedade etc.
Conforme estudos do psicanalista Sigmund Freud (final do séc XIX/ início do séc. XX) e do antropólogo Levi-Strauss (segunda metade do séc. XX), tabu (palavra originária de um grupo aborígene austral) seria um sentimento social coletivo sobre um determinado comportamento ou assunto, seria uma ponte entre duas determinações comportamentais, uma biológica e outra cultural. Desta forma, tabu difere de 'regras sociais', as quais são um tipo de construção cultural pertencente a sociedades mais complexas e avançadas, como pode ser estudado no padrão social europeu.
Tabu linguístico (tipos e características)
O termo tabu tem um significado muito extenso, mas, em geral, significa que uma coisa é proibida. O significado de tabu ramifica-se em duas direções opostas: por um lado significa consagrado, sagrado, por outro, significa misterioso, perigoso, proibido e imundo.
O tabu é de importância vital para a linguística porque impõe uma proibição não só sobre certas pessoas, animais e coisas, mas também sobre os seus nomes. Normalmente, para escapar aos tabus, utilizam-se eufemismos. Os tabus da linguagem dividem-se em três grupos de acordo com a usa motivação psicológica: uns são devido ao medo, outros a um sentimento de delicadeza e outros ainda a um sentido de decência e decoro.
Os tabus de medo têm a ver com o pavor em que são tidos os seres sobrenaturais, que impuseram tabus sobre seus nomes, como é por exemplo, o diabo. As criaturas e as coisas vulgares dotadas de qualidades sobrenaturais podem tornar-se alvo de terror e tabus. Os nomes dos objectos inanimados podem também ser afectados por uma proibição tabu. As superstições relacionadas com a mão esquerda levaram à criação de eufemismos em várias línguas.
Os tabus de delicadeza verificam-se na tendência humana geral em evitar a referência directa a assuntos desagradáveis. Principalmente, no que a doença ou morte ou então sobre nome dos defeitos físicos e mentais. Ainda outro tipo de palavras evitadas por razões de delicadeza é aquele que se relaciona com o acto de roubar.
Os tabus de decência são geralmente associados a sexo, certas partes e funções do corpo e a juramentos.
O Mapa dos tabus
Já imaginou ir para trás das grades por paquerar? E que tal ser apedrejado por dar uma escapulida no casamento? No Brasil não chegamos a tanto, mas cuidado se resolver dar uma de viajante descolado. Questões culturais, históricas ou convenções esquecidas entre bilhões de leis ajudam a manter os tabus pelo mundo. Engraçados ou nem tanto, eles acabam rendendo algumas curiosidades.
Estados Unidos
Em alguns estados, policiais se disfarçam de cliente para prender prostitutas. E também o contrário: tiras mulheres fingem ser prostitutas para prender clientes, pois é proibido pagar por sexo É proibido: Prostituição - tolerado em algumas regiões do país; Adultério - tolerado em algumas regiões do país; Sexo sem casamento - tolerado em algumas regiões do país; Morar junto sem casar - tolerado em algumas regiões do país; Bigamia; Sexo anal - tolerado em algumas regiões do país; Sexo oral - tolerado em algumas regiões do país
Nicarágua - É proibido: Prostituição Adultério Bigamia Sexo anal Sexo oral
Guiana - É proibido: Prostituição Bigamia Sexo anal
Chile - É proibido: Prostituição Adultério Bigamia
Argentina - É proibido: Prostituição Adultério Bigamia
Brasil
Parece piada, mas está no artigo 240 do Código Penal: adultério dá pena de quinze dias a seis meses de detenção. É proibido: Prostituição Adultério Bigamia
Argélia - É proibido: Prostituição Adultério Sexo sem casamento; Morar junto sem casar; Sexo anal Sexo oral
Chade - É proibido: Prostituição Adultério Sexo sem casamento Sexo anal Sexo oral
Etiópia
Moçambique - É proibido: Prostituição Bigamia
Togo
Quem se arrisca a praticar sexo anal corre o risco de ter a mão cortada.
É proibido: Prostituição Sexo anal Sexo oral
Angola
É proibido: Prostituição Adultério - tolerado em algumas regiões do país; Bigamia - tolerado em algumas regiões do país
Inglaterra
É proibido: Prostituição Bigamia
Iraque - É proibido: Prostituição Adultério Sexo sem casamento Morar junto sem casar Sexo anal Sexo oral
Arábia Saudita - É proibido: Prostituição Adultério Sexo sem casamento Morar junto sem casar Sexo anal
Sexo oral
Iêmen
Você pode ser preso se for visto na rua com uma PLAYBOY debaixo do braço. É proibido: Prostituição Adultério Sexo sem casamento Morar junto sem casar
Sexo anal Sexo oral - tolerado em algumas regiões do país
Afeganistão
Sexo oral
Nepal - É proibido: Prostituição Adultério Sexo sem casamento Morar junto sem casar Bigamia
Mongólia - É proibido: Prostituição Adultério Bigamia
Índia
É fogo! Mulheres que não aceitam o marido escolhido pela família e arranjam outro namorado podem ser queimadas pelos irmãos e amigos. É proibido: Prostituição Bigamia Sexo anal
China
Eles comem, trabalham e... transam sobre o animal. Sem tabu nenhum. É proibido: Prostituição Adultério Sexo sem casamento Morar junto sem casar Bigamia
Sexo anal - tolerado em algumas regiões do país
Sexo oral - tolerado em algumas regiões do país
Timor Leste
Os guerrilheiros são contra a prostituição. Tanto que correm risco de vida para encontrar suas mulheres nas cidades. Prostitutas, só as importadas da vizinha Java.
É proibido: Prostituição Adultério Sexo sem casamento Morar junto sem casar
Bigamia Sexo anal Sexo oral - tolerado em algumas regiões do país
Austrália - É proibido: Prostituição Bigamia
0 comentários:
Postar um comentário