História – Revolução Russa – Crise de 1929.
Professor Aparecido Gonçalves – EE Jorge Amaral
Sequência das Atividades de História 3º ANO B, C, D
1) – UNICAMP – SP
“Alguns comunistas franceses encontravam conforto na ideia de que as atitudes de Stalin em relação aos opositores do regime político vigente na União Soviética eram tão justificadas pela necessidade quanto havia sido o Terror de 1793-1794, liderado por Robespierre. Talvez em outros países, onde a palavra Terror não sugerisse tão prontamente episódios de glória nacional e triunfo revolucionário, essa comparação entre Robespierre e Stalin não tenha sido feita.”
(Adaptado de Eric Hobsbawn. Ecos da Marselhesa: dois séculos reveem a Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p.67-68.)
a) De acordo com o texto, o que permitiu aos comunistas a comparação entre os regimes de Robespierre e de Stalin?
b) Quais os princípios políticos que definiam o regime soviético?
b) Quais os princípios políticos que definiam o regime soviético?
2) – (UEPA) Com a morte de Lênin, em janeiro de 1924, travou-se uma disputa entre Stalin e Trotsky pelo governo do Estado Soviético. Stalin foi vitorioso e na década de trinta deu-se a implantação definitiva do stalinismo, sobre o qual Victor Serge afirma:
“O Estado totalitário se baseava num sistema de vigilância e espionagem interna tão perfeito que seria impossível qualquer conspiração. Mas todo o Velho-Partido execrava o regime e o Chefe [...], o que se traduzia em muitas conversar íntimas e um estado de espirito geral de oposição ao Chefe [...].”
SERGE, Victor. Memórias de um revolucionário.
A partir dos documentos apresentadas e dos estudos históricos sobre o assunto, EXPLIQUE por que o stalinismo é apontado como um regime de terror.
3) – Leia o texto a seguir e responda o que se pede abaixo.
[...] na geração após 1917, o bolchevismo absorveu todos os outros tradições revolucionárias, ou empurrou-as para a margem de movimentos radicais.
ERIC HOBSBAWM ERA DOS EXTREMOS - O breve século XX
a) Situe o impacto da Revolução Russa nos movimentos revolucionários do século XX.

0 comentários:
Postar um comentário